Projecto GS

Ao criar este blog partilho a minha historia com um automóvel muito especial datado de 1986 que me marcou a vida. 

Foi nos famosos anos 80 que tudo começou! 
O fascínio pelos automóveis cedo apareceu, e foi com apenas 3 anos de idade que os olhos se fixaram a deparar com um carro especial. 

Carro esse, um Suzuki Swift 1.3 GS de 1986.

Tudo começou com uma viatura de serviço da Cimpómovel.
Empresa esta, representante da Suzuki na época em Portugal.

Cedo esse mesmo carro veio para as mãos do meu pai, e aí começou o resto da loucura pelos automóveis. 

Na época os extras nas viaturas era ausência pura, no entanto:
Auto Radio / Espelhos Elétricos / Abertura de mala elétrica / Faróis de nevoeiro / Spoiler frontal já fazia parte da lista de extras de serie neste modelo!!

Para os anos que se viviam, um motor 1.3 de 75cv era um carro desportivo e raro que não passava despercebido.
Principalmente pela performance deste modelo em especifico, que conta com arvore de cames oca, cambota oca e bloco de alumínio!! Porquê? Para pesar apenas os 600kg de fabrica e ultrapassar os 200 km/h num ápice...

Mas, falando da minha historia:

Era hilariante,  os dias em que chovia, devido a isso, em vez de ir de bicicleta para a escola, lá ia o meu pai tirar o lençol ao Swift (dentro da garagem claro) para eu não me molhar e levar-me á escola.
Mas nem só nos dias de chuva me colocava um sorriso, os inesquecíveis passeios de Domingo a desfrutar do carro que colocava tanta gente a rodar o pescoço e a olhar para o carro foram inesquecíveis.

Este Suzuki Swift GS, era raro e pouco conhecido no mercado nacional, ainda hoje! 

Sempre estimado, sempre zelado com todos os pormenores e com tanta garra que transmitia para a estrada durante tantos anos, terminou após um violento acidente que o deixou em estado irreparável em Janeiro 1999.
Os tempos seguintes foram difíceis, e os sonhos insistiam que ao abrir o portão da garagem deparava com ele completamente reparado, mas não passaram disso, de sonhos. 

Assim que conquistei a carta de condução, a procura por outro foi muita, mas sem sucesso.
Então, o adquiri um Peugeot 106 Rallye de 1994, era o mais parecido possível.

No entanto apesar deste modelo me ter marcado muito, não substituía o desejo do verdadeiro swift GS.

Até que a vontade de realizar o sonho se tornou real.
Ao fazer uma longa pesquisa de anos e anos, encontrar um exemplar e contactar o proprietário foi só o primeiro passo, o principal foi adquiri-lo na hora!!

Após a primeira análise verifiquei que necessitava de restauro profundo e total, mas a oportunidade valia mais que tudo isso...

Pior do que o estado em que se encontrava era impossível, motor cansado, junta cabeça queimada, podres em abundancia, tinta de parede dada a rolo, sinoblocos rebentados, interiores lastimáveis. 
Hoje, o restauro deste exemplar, de 7 anos, pode ser acompanhado aqui no blog.
Consulte todas as paginas de 1 a 4

Uma coisa posso garantir, os inesquecíveis passeios de Domingo....estão de volta!!!

Gonçalo Cruz
restauro.gs@gmail.com

Comentários